this for escaping w3 validation warning

  • contato@bsbborrachas.com.br
  • R.D. Maria Fidélix, 158/176 - Diadema
  • (11) 2774-9850

Publicações



As Vantagens e Tipologias das Esquadrias

Esquadria é a designação genérica para portas e janelas, incluindo os batentes e folhas necessárias. De todo o custo de uma obra, esse item pode ser um dos mais caros, representando de 9% a 18%. Assim, pode-se definir a esquadria como um componente da edificação utilizado para vedação no fechamento de vãos, constituída por componentes de fixação, contramarco, caixilhos e acessórios (arremates, guarnições, ferragens). Os tipos de aberturas proporcionados pelas esquadrias podem ser janelas, portas, telas, brises, grades, cobogós, portões, entre outros.

Do ponto de visto do comportamento mecânico, uma esquadria deve resistir aos agentes atmosféricos, às vibrações, aos esforços introduzidos pelos demais componentes do edifício, provenientes da movimentação ao longo do tempo e aos esforços devidos ao uso.

A durabilidade das esquadrias pode ser expressa pela habilidade de desempenhar suas funções durante um período de tempo sob a influência de vários agentes. Assim, a vida útil também é determinada pelo material escolhido na fabricação da esquadria.

Entre as exigências de qualidade na escolha da esquadria estão:

  • Segurança: no uso, na limpeza e no comportamento mecânico;
  • Durabilidade: na conservação das propriedades, manutenção e reparos;
  • Qualidade: dos dispositivos complementares de estanqueidade e dos acessórios;
  • Estética: na importância no “visual” da obra;
  • Facilidade: no uso diário
  • Manutenibilidade: da segurança e economia na execução de ações de manutenção de um sistema ou do produto em si.

Também é preciso analisar a resistência estrutural à deformação, à carga do vento, ao esforço de uso, ao impacto ou vandalismo e ao fogo.

O isolamento térmico já é uma variável pelo sistema de vedação, no entanto, essa exigência deve ser maior quando há perdas de calor no inverno.

As esquadrias podem ser classificadas quanto a sua função, ao seu tipo de material, a sua manobra de abertura das folhas e à técnica de execução.

Quanto a sua função, as portas e janelas podem ser colocadas em dois grandes grupos de classificação, e as demais num mesmo grupo. As portas podem ser de:

  1. Portas de Abrir/Pivotante;
  2. Portas de Correr (externa/interna);
  3. Portas Pivotante (eixo central);
  4. Portas Sanfonada;
  5. Portas Pantográfica/Camarão.


Fonte: Metalica Construção Civil

FALE CONOSCO

Temos o produto ideal para seu projeto!